covid19

Coronavírus: pelo menos uma lotérica deve voltar a atender nesta sexta em Santa Maria

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Após pronunciamento polêmico na última terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro editou decreto, tornando as atividades religiosas e abertura de casas lotéricas como serviços essenciais, o que os deixaria autorizados a funcionar mesmo durante restrição ou quarentena.

Desta forma, a prefeitura viu a necessidade de avaliar e atualizar as orientações locais, diante da essencialidade dos serviços que prestam as casas lotéricas.

Segundo infectologista, número de casos em Santa Maria é maior do que o divulgado

Conforme a edição do decreto municipal, a recomendação para as lotéricas é que elas funcionem com, no máximo, 30% do total de servidores de cada agência, vedando a aglomeração de pessoas, visando a manutenção da higiene dos locais, disponibilizando álcool gel e, tomando todos os cuidados de limpeza nos terminais de autoatendimento. 

Marcos Vinícius Brasil, proprietário da Nativa Loterias diz que a lotérica estará funcionando nesta sexta-feira, das 8h às 18h, em frente à Praça Saldanha Marinho.

- O maior intuito das lotéricas, junto ao poder municipal, é dar suporte e acesso de forma mais ampla à população. Nosso esforço em reabrir a rede a partir desta sexta e, na próxima semana em maior número de casas lotéricas, teve como premissa a nossa missão e da Caixa Econômica Federal em levar a população o acesso aos seus recursos e benefícios nesse momento delicado que enfrentamos - comenta Marcos.

Força-tarefa do Procon vistoria preços em supermercados de Santa Maria

Nesta quinta-feira, Santa Maria registrou 397 casos suspeitos e quatro casos confirmados de coronavírus (sendo dois pela prefeitura e dois rede privada de saúde). Diante desta oscilação diária do número de casos suspeitos e confirmados, a reportagem circulou em alguns locais da cidade para acompanhar como o santa-mariense está lidando com este período em que a orientação continua sendo ficar em casa.

MOVIMENTAÇÃO
Como esperado, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a movimentação maior é no entorno no Hospital Universitário (Husm), em função da paralisação das demais atividades e fiscalização de quem entra e sai do campus. Além disto, ontem aconteceu uma sanitização no entorno do Husm, que segundo a assessora de imprensa Mariângela Recchia, vai se repetir semanalmente, incluindo outros locais da UFSM, como a Casa do Estudante Universitário (CEU). A mesma limpeza foi realizada em locais centrais como no Dix e Capelas do Necrotério, além dos 14 pontos da campanha de vacinação que acontece nesta quinta na cidade.

Casa de Saúde e UPA de Santa Maria lançam campanha para arrecadação de material

No Centro, o que se viu foram farmácias com pequenas aglomerações na entrada, cumprindo medidas de distanciamento entre uma pessoa e outra, e evitando aglomerações na parte interna. O mesmo acontecia em pequenos mercados. Nos supermercados maiores, a circulação era mais intensa para embarcar e desembarcar dos veículos. Os estacionamentos dos mercados estavam bastante movimentados. Nas ruas, algumas pessoas se exercitavam ao ar livre e passeavam com cachorros. Chamou atenção, o aumento considerável no fluxo de veículos em avenidas como a Medianeira e a Presidente Vargas, e a Faixa Nova de Camobi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Santa Maria ainda não tem leitos pelo SUS para atender pacientes com coronavírus

23 denúncias de aglomerações foram atendidas em Santa Maria Próximo

23 denúncias de aglomerações foram atendidas em Santa Maria

Geral